04.jpg
  help
Concerto com Bay's Leap > Carlos Zingaro
Sexta-feira, 02 Fevereiro 2018, 21:30
São poucas as pessoas que tocam musica de improviso e que são considerados 'maestro' mas, em Lisboa, há uma destas raridades: o violinista Carlos 'Zingaro' Alves. Técnica, criatividade e musicalidade são os atributos que justificam este titulo.
Ler Devagar tem o orgulho de receber o encontro musical do nosso 'Zingaro' e o trio Londrino, Bay's Leap. Sobre o álbum 'Swans over Dorking', a seguinte critica por Adam Barusch:

“The beauty of this music is, among other things, its accessibility to a relatively wide audience, without any compromise as to its aesthetic and artistic valour. It is good to see that the British tradition of Improvised Music is alive and kicking in spite of the harsh conditions surrounding creativity and individualism.
I can only recommend this wonderful album to all true music connoisseurs, regardless of their default musical inclinations. This music is able to penetrate the barriers of unfamiliarity and outlandishness by sheer power of its beauty and unadulterated ingenuity.”

Alguns ouvintes comparam Bay's Leap com o trabalho de Gunther Schuller e a sua noção de 'Third Stream', uma fusão de Jazz e musica Clássica Contemporânea, uma ligação escondida que está por de trás da maioria da musica improvisada - possivelmente até música que se mova na direção oposta. Os Bay's Leap não se consideram parte deste 'Third Stream' mas conseguem explorar esta mesma síntese musical. Veteranos do mundo de musica improvisada no Reino Unido ainda se surpreendem pelo facto de Bay's Leap tocarem musica improvisada e não composições previamente arranjadas. 

O encontro com 'Zingaro' traz violino ao já experiente trio de violoncelo, clarinete e piano fazendo com que haja grande potencial para chegar ao luxuoso mundo sonoro de 'chamber group sound'. Como em todas as colaborações há um certo elemento de risco mas é isto que faz com que este evento seja único e significante. Este encontro também reúne o clarinetista Noel Taylor, agora residente em Lisboa, com 'Zingaro' tal como no MIA Festival em Atouguia da Baleia. O ultimo encontro foi memorável tanto para os músicos como para o publico e o reencontro destes músicos e a junção dos restantes membros de Londres em Lisboa pela primeira vez torna este concerto numa ocasião imperdível para os amantes de musica improvisada.
Localização : Auditório / Galeria

Voltar

Rua Rodrigues Faria,n. 103 - Ed. G - 0.3, 1300-501 LISBOA (Antiga Gráfica Mirandela em Alcântara)