03.jpg
  help
Macau 5.0 > Gonçalo Lobo Pinheiro
Desde Domingo, 15 Julho 2018 -  18:00
Até Quinta-feira, 09 Agosto 2018 - 17:00
Macau
Gonçalo Lobo Pinheiro (Lisboa, Portugal, 4 de Abril de 1979) é um fotojornalista português que reside em Macau há mais de sete anos.

A sua família mais próxima não tem tradição artística. Por isso, se justifica que com apenas 18 anos tenha tomado verdadeiramente conhecimento com o mundo da fotografia. Conhece muitos fotógrafos portugueses das mais diversas áreas e com eles aprende e continua a aprender.

Depois de quatro anos a estudar Engenharia Geológica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, chega à conclusão que não é isso que quer fazer e entra para o curso de Ciências da Comunicação, variante de Jornalismo, na Universidade Autónoma de Lisboa, que termina em 2005.

Começou a trabalhar na área da fotografia em 2000 e, dois anos volvidos, iniciou o estágio profissional na extinta agência noticiosa Intermeios. Foi colaborador permanente, durante seis anos, do jornal A Bola. Depois disso, colaborou com diversas publicações portuguesas e estrangeiras de onde se destaca o I, Público, Correio da Manhã, O Comércio do Porto, Expresso, Washington Post, entre muitas outras. Realizou ainda trabalhos fotográficos para diversas empresas.

Entre 2004 e 2010, foi, em Portugal, fotógrafo oficial da cantora brasileira Daniela Mercury.

Vencedor de alguns prémios durante a sua carreira, Gonçalo Lobo Pinheiro também já expôs individual e colectivamente. "Macau 5.0", editado em Setembro de 2015, é o seu primeiro livro de fotografia.

Com a chegada a Macau passou pela redacção do jornal Hoje Macau, onde foi redactor e editor. Actualmente, é o coordenador fotográfico da revista Macau.
Localização : Galeria (1º Piso)

Voltar

Rua Rodrigues Faria,n. 103 - Ed. G - 0.3, 1300-501 LISBOA (Antiga Gráfica Mirandela em Alcântara)